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Reest. Email (Google App): Aviso Google Apps

Added by Wesley E. Ferreira over 8 years ago

[SPAM] - Aviso aos clientes do Google Apps
The Google Apps Team []
Enviado: sexta-feira, 7 de dezembro de 2012 23:26
Para:
Wesley Eduardo Ferreira
Olá,

A seguir, uma notícia importante sobre o Google Apps. Mas não se preocupe, você não precisa realizar nenhuma ação. Só queremos que saiba que estamos fazendo uma alteração nos pacotes que oferecemos.

A partir de hoje, já não aceitamos novas inscrições para a versão gratuita do Google Apps (a versão que você utiliza atualmente). Como já é nosso cliente, essas alterações não terão impacto em seu serviço e você pode continuar utilizando o Google Apps gratuitamente.

Se desejar atualizar para o Google Apps for Business, você terá benefícios como: suporte ao cliente 24 horas por dia e 7 dias por semana, uma caixa de entrada com 25 GB, controles de negócios, funcionamento garantido por 99,9% do tempo, usuários ilimitados e muito mais, por apenas US$ 5 por usuário ao mês.

Saiba mais sobre essa alteração em nossa Central de Ajuda ou no Enterprise Blog.

Obrigado por utilizar o Google Apps.

Clay Bavor
Diretor, Google Apps
© 2012 Google Ireland Ltd, Gordon House, Barrow Street, Dublin 4, Ireland.

Você recebeu este anúncio de serviço de e-mail obrigatório para mantê-lo atualizado sobre as mudanças importantes que acontecerão em sua conta ou produto do Google Apps.

Reest. Email (Google App): RES: Avaliação Google Apps for Education (Flávio)

Added by Wesley E. Ferreira over 8 years ago

RES: Avaliação Google Apps for Education
Flávio Lima Tertulino
Enviado: quinta-feira, 13 de setembro de 2012 14:27
Para:
Wesley Eduardo Ferreira; Renato Moreira Neto; Cleison Marin; Fabio Henrique Noboru Abe; Rafael José Lopes Fontes
Estou de acordo. Apenas gostaria de sugerir caso o Google tenha esse serviço, de autenticação de ADSL assim como o Estado (MS) disponibiliza aos servidores estaduais.

Att.

Flavio

Reest. Email (Google App): RES: Avaliação Google Apps for Education (Flávio)

Added by Wesley E. Ferreira over 8 years ago

RES: Avaliação Google Apps for Education
Flávio Lima Tertulino
Enviado: quinta-feira, 13 de setembro de 2012 14:27
Para:
Wesley Eduardo Ferreira; Renato Moreira Neto; Cleison Marin; Fabio Henrique Noboru Abe; Rafael José Lopes Fontes
Estou de acordo. Apenas gostaria de sugerir caso o Google tenha esse serviço, de autenticação de ADSL assim como o Estado (MS) disponibiliza aos servidores estaduais.

Att.

Flavio

Reest. Email (Google App): Avaliação Google Apps for Education

Added by Wesley E. Ferreira over 8 years ago

Avaliação Google Apps for Education
Wesley Eduardo Ferreira
Enviado: quinta-feira, 13 de setembro de 2012 13:49
Para:
Renato Moreira Neto; Cleison Marin; Fabio Henrique Noboru Abe; Rafael José Lopes Fontes; Flávio Lima Tertulino
Pessoal, estou encaminhando logo abaixo um relatório de avaliação do Google Apps for Education, como haviamos iniciado esse processo juntos, coloco a disposição de vocês para vossos comentários. Eu vou aguardar esses comentários até as 17h de hoje, pois pretendo passar para o CGTI essa proposta.

Att.

Wesley Eduardo Ferreira
Divisão de Infra-estrutura, Telecomunicações e Segurança
Coordenação de Informática
Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
Fone: 67 3410 2504
voip@UFGD/fone@RNP: 67 1038 4800

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Para o CGTI

O relatório abaixo trata da avaliação do serviço Google Apps For Education como forma de substituição do serviço de email utilizado na UFGD.

Projeto de Implantação - Orientações
Processo número: 23005.001560/2012-89

Objetivos
Validar a proposta de uso do Goolge Apps for Education (http://www.google.com/a/help/intl/pt-BR/edu/) dentro da UFGD em substituição ao Microsoft Exchange e inclusão de novas ferramentas.
Prazos

início: 23 de maio de 2012
fim: 7 de junho de 2012

Marco principal
01/06/2012 (*30/05/2012) Fechamento do fórum prós e contra. Foi extendido até o dia 01/06 (poucas participações).
01/06/2012 Consolidação das informações do fórum prós e contra.
04/06/2012 Reunião e prazo final para entrega das atividades. (relatar na atividade designada)
07/06/2012 Reunião e consolidação das informações.

Metodologia
Compor grupo de pessoas da UFGD para avaliar os pontos positivos e negativos ao aderir ao serviço. Através da troca de idéias, compilar a forma de ou não aderir ao serviço. Necessariamente este grupo terá representantes do corpo discente, docente e técnico, assim como a participação da equipe de informática da COIN e do planejamento.
Devemos elaborar um questionário que visa coletar a informação dos representantes da UFGD para avaliarem o uso dessa ferramenta em comparação com a existente e assim termos um relatório com informações de uso.
Devemos coletar as informações (prós e contras), de usabilidade (representantes), eficiência e alinhamento técnico com a infraestrutura da COIN (equipe técnica), custos (financeiro e hora/pessoa) e estratégica (planejamento) para avaliação e mitigação. As questões de ordem jurídica deverão ser avaliadas pela Procuradoria/UFGD.
Devemos levar em consideração as orientações advindas dos setores que regulamentam as atividades de informática e jurídicas do Executivo, como o SLTI.
Devemos também levar em consideração as informações advindas das outras IFES.
Posteriormente devemos entregar um relatório para apreciação da administração superior.

Atividades Realizadas

1. Analisar termos de uso Google
Objetivo: Analisar termos de uso Google, notícias a respeito e FAQ´s, entre outros para formação de uma opinião contra ou a favor no fórum específico até o dia 30/05/2012.
Avaliação
Ao analisar o termo de uso do serviço procuramos responder a alguns questionamentos.
a. O que é coletado?
A coleta de dados é realizada sobre aquilo que você navega com a finalidade de oferecer serviços personalizados. Dessa forma, informações de pesquisa, localização, informação do dispositivo usado para conectar, etc, são coletados. Existe um item específico do termo de uso e privacidade "Informações que coletamos" que esclarece melhor a coleta e a privacidade da informação.
b. Quem possui permissão de acesso aos dados armazenados?
O próprio usuário. O administrador do serviço quando o usuário estiver conectado pelo Google Apps for Education, nesse caso é a equipe da COIN a administradora. Por motivos legais, por exemplo, processos judiciais.

2. Consolidar informações do fórum a favor ou contra.
Objetivo: consolidar as opiniões de cada membro do grupo de estudo.
Respostas
Contra
1. Termos de uso não estão claros do ponto de vista do que pode ser feito com a informação/dados.
2. Acesso ao servidor de identificação da UFGD por parte de servidores externos pode ser um risco de segurança.
3. Vários pareceres expedidos pelas IFES, uns contra outros a favor.
4. Contrato cita leis internacionais.
5. Possibilidade de propaganda na acesso aos serviços.
A favor
1. Possibilidade de criar páginas pessoais para alunos e professores.
2. Alta disponibilidade do serviço de email.
3. Novos serviços sendo disponibilizados pela plataforma (calendário, etc).
4. Várias universidades utilizam a plataforma.
5. Interface de gerenciamento disponível no serviço.

Consolidação
Basicamente nosso maior problema diz respeito aos termos de uso que aparentemente não estão claros do nosso ponto de vista, no entanto conforme contato mantido com o sr. Gustavo Siqueira (Google Enterprise Channel Sales Manager | ) temos disponível no link http://www.google.com/intl/pt-BR/policies/privacy/ http://www.google.com/apps/intl/pt-BR/terms/education_terms.html e https://support.google.com/a/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=139019 que foi consultado para argumentar sobre as colocações “contra”.

3. Consulta ao Google conforme opiniões do fórum.
Informações coletadas
dia 02/06/2012 para
Estamos estudando o uso do Google Apps for Education como plataforma de comunicação e colaboração para a Universidade e segundo as informações que obtive você poderá nos auxiliar.
Um dos muitos questionamentos diz respeito a termo de uso e nossa maior preocupação é referente aos direitos autorais e data mining dos nossos dados. Existe uma resposta específica para esses pontos? Os dados dos nossos usuários (email, documentos, ect) que estariam na plataforma poderá ser usada pelo google além de servir para direcionamento de propaganda?
Como podemos iniciar o processo de adesão? Foi me informado que existe um contrato que garante um tempo mínimo de disponibilidade do serviço ainda que gratuito.
Caso queiramos pagar pelo serviços, qual seria o custo? É individual por usuário ou existe um valor único que suporte um limite máximo de contas?

Resposta
Olá Wesley, copio meu colega Gustavo, responsável pelo Google Apps para o setor educacional.
Att,

Francisco
resposta do Gustavo

Wesley, boa tarde.
Sobre os seus questionamentos, coloco abaixo os esclarecimentos sobre cada um.
1. Termos de uso e privacidade de informações: a utilização de informações para fins de publicidade é específica e somente para a plataforma gratuita. Sendo assim é importante que possam ver em detalhes as diferenças de quais informações podem ser usadas para publicidade para o que você menciona como "datamining sobre informações da empresa". A plataforma Google Apps se propõe a fazer somente a guarda dos dados, pois estes dados pertencem a vocês. No LINK abaixo você pode consultar todos os detalhes da política de privadicade que temos de maneira clara em nosso website:
http://www.google.com/intl/pt-BR/policies/privacy/
2. Níveis de serviço, Processo de adesão e diferenças das edições Business e Education: se vocês buscam a plataforma Google Apps for Education, esta é gratuita para instituições educacionais e sem fins lucrativos. Nos links abaixo você poderá encontrar as diferenças entre versões business e education, níveis de serviço e suporte bem como iniciar o processo de verificação de eligibilidade para a versão Education:
Diferenças entre Business e Education: http://support.google.com/a/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=175121
Processo de verificação de eligibilidade e adesão Education: http://www.google.com/a/help/intl/pt-BR/edu/
3. Estimativa de preços: no LINK abaixo você poderá consultar os valores base para nossa plataforma. Sobre estes valores devem ser contemplados impostos locais, portanto a precificação final deve ser requerida a um dos nossos parceiros uma vez que nosso modelo de negócios é indireto. Recomendamos também que um projeto de implementação seja acompanhado por um parceiro especializado. Caso tenha interesse que um parceiro faça contato me avise que poderemos lhe ajudar.
http://www.google.com/enterprise/apps/business/pricing.html
Caso haja alguma dúvida por favor me avise. Fico à disposição.

4. Viabiliade técnica.
O Google Apps for Education é viável tecnicamente. Nossa infraestrutura suporta ou precisa de poucas modificações para que o processo de integração de contas de usuário seja o mais transparente possível. Atualmente serviços como email, wireless, VPN, copartlhamento de arquivos, acesso aos computadores, etc, funcionam através de login e senha únicos. Os métodos de autenticação disponíveis no Goolgle Apps for Education não é compatíveil com o método default de autenticação do Windows Active Directory, no entanto é possível usar médotos de autenticação do tipo Single Sign On (Federação CAFe) e autenticação utilizando outros atributos do Active Directory.

5. Oportunidades.
Email com 8 GB de armazenamento. Nosso servidor oferece uma caixa de 2GB de tamanho. Atualmente temos aproximadamente 2000 caixas de email podendo chegar até 4TB. O Google Apps for Education possibilitará, através da quantidade de caixas atuais, 16TB de dados, isso representaria uma das storages usadas na COIN. Esse espaço que não necessitamos utilizar poderá ser usado, por exemplo, para o armazenamento mais prolongado dos dados do sistema de monitoramento por vídeo que demanda muito espaço.
O Gmail é o melhor email atualmente com alta eficiência contraspams e vírus e possui acesso através de clientes como Microsoft Outllok, Thunderbird. entre outros.
Audio e Video conferências através do Gtalk, Hangout e Gmail. É possível usar o cliente de conversação para realizar conversas por áudio e vídeo, tornando as reuniões virtuais muito mais acessíveis e automaticamente usar de modo mais eficiente o tempo.
Agenda pessoal ou compartilhada através do Google Calendar.
Colaboração em elaboração de documentos. Com o Google Drive é possível compartilhar pastas e arquivos para colaboração on line.
Existem ainda outros serviços, tais como SurveyMonkey (questionários on-line), Google Groups (grupos de discussão), etc.
99,99% de disponibilidade de acesso. Isso é um ponto muito importante pois é de interesse geral que o serviço de email esteja disponível o tempo todo.

6. Usabilidade com outros atores da comunidade (parecer de pelo menos um discente, um docente e um técnico).
Os resultados da usabilidade demostram a nossa experiência de uso. A interface do Gmail é simples, bonita e intuitiva. Comparando com a interface de uso do sistema de email atual da UFGD (Microsoft Exchange) percebemos que ela é muito adequada ao uso.
Os recursos de pesquisa, envio, agrupamento e respostas aos emails é muito fácil de usar.
Para todos os serviços disponibilizados pelo Google temos uma central de ajuda muito eficiente.
Resumidamente, o serviço de email atende aos requisitos de um usuário comum.

7. Custos (financeiro e hora/pessoa).
Atualmente o nosso serviço de email (Microsoft Exchange) precisa de uma pessoa para realizar o gerenciamento básico das contas. Utilizamos um equipamento com custo aproximado de R$ 10.000,00. Não possuímos técnico experiente nesse serviço e incorremos em preocupações quanto a disponibilidade do serviço. Como não dominamos a ferramente temos ciência que realizamos o serviço com baixa qualidade. A disponibilidade é sofrível, pois além de algumas vezes o link da RNP ficar "fora do ar", ainda sofremos com a manutenção do serviço.
Com o Google App for Education, o nosso gerente do serviço irá se preocupar apenas com a configuração do ambiente, cadastros de usuários e políticas de acesso. A infraestrutura física não será gerenciada por nós, iremos utilizar a infraestrutura em nuvem do Google e apenas administrar o serviço, diminuindo o impacto com pessoal (que já é restrito). Com isso também poderemos extender o serviço de email para os acadêmicos e instituir uma comunicação mais eficiente sem investimento em infraestrutura ou com menos investimento em pessoal.
A central de ajuda do Google possui orientações para os administradores do serviço.

8. Estratégico.
Do ponto de vista estratégico, a iniciativa é válida, pois essa proposta minimiza o impacto com manutenção, minimiza a curto e longo prazo o investimento no datacenter, maximiza a oferta de novos serviços, maximiza a oferta de novos serviços e novas oportunidades de comunicação e minimiza os investimentos em capacitação em produtos específicos possibilitanto ao gestor focar seus esforços em gerenciamento.
Iremos encaminhar nosso relatório para o CGTI validar se essa prática está de acordo com o PDTI.

9. Questões jurídicas.
Após análise do GCTI, iremos encaminhar o processo para a Procuradoria Jurídica avaliar nossa proposta.
Resumo
Estamos de acordo em implantar na UFGD o Google App for Education. Nosso propósito é propiciar aos nossos usuários (docentes, discentes e técnicos administrativos) a atualização dos serviços disponíveis, a inclusão de novas funcionalidades e a melhoria da gestão da Tecnologia da Informação na UFGD.

CAFe UFGD RNP: Saída da consulta na console

Added by Wesley E. Ferreira over 8 years ago

Saída da consulta na console
Cleison Marin
Você respondeu em 13/09/2012 11:58.
Enviado: quinta-feira, 13 de setembro de 2012 11:55
Para:

Cc:
Wesley Eduardo Ferreira
Anexos:
logs.zip‎ (6 KB‎)
Bom dia Rui,

Segue a saída do comando na console do idp. Fizemos algumas alterações de permissão na pastas de log’s. Criamos a pasta logs dentro de /usr/share/tomcat6 e demos permissão ao usuário tomcat6, pois estava sendo criticado no catalina.out a permissão. Em anexo os logs do tomcat e do shibbolet.

suporte@idp:~$ /opt/shibboleth-idp/bin/aacli.sh --principal cleisonmarin --configDir=/opt/shibboleth-idp/conf/ --requester=https://chimarrao.ufrgs.br/shibboleth-sp

12:47:18,955 |-INFO in ch.qos.logback.classic.LoggerContext[default] - Could NOT find resource [logback-test.xml]
12:47:18,956 |-INFO in ch.qos.logback.classic.LoggerContext[default] - Found resource [logback.xml] at [jar:file:/opt/shibboleth-idp/lib/shibboleth-identityprovider-2.1.5.jar!/logback.xml]
12:47:18,959 |-WARN in ch.qos.logback.classic.LoggerContext[default] - Resource [logback.xml] occurs multiple times on the classpath.
12:47:18,959 |-WARN in ch.qos.logback.classic.LoggerContext[default] - Resource [logback.xml] occurs at [jar:file:/opt/shibboleth-idp/lib/shibboleth-identityprovider-2.1.5.jar!/logback.xml]
12:47:18,959 |-WARN in ch.qos.logback.classic.LoggerContext[default] - Resource [logback.xml] occurs at [jar:file:/opt/shibboleth-idp/lib/shibboleth-identityprovider-2.3.6.jar!/logback.xml]
12:47:19,126 |-INFO in ch.qos.logback.classic.joran.action.ConfigurationAction - debug attribute not set
12:47:19,126 |-INFO in ch.qos.logback.core.joran.action.AppenderAction - About to instantiate appender of type [ch.qos.logback.core.ConsoleAppender]
12:47:19,130 |-INFO in ch.qos.logback.core.joran.action.AppenderAction - Naming appender as [STDOUT]
12:47:19,186 |-INFO in ch.qos.logback.core.joran.action.NestedComplexPropertyIA - Pushing component [layout] on top of the object stack.
12:47:19,312 |-INFO in ch.qos.logback.core.joran.action.AppenderAction - Popping appender named [STDOUT] from the object stack
12:47:19,312 |-INFO in ch.qos.logback.classic.joran.action.LevelAction - ROOT level set to WARN
12:47:19,313 |-INFO in ch.qos.logback.core.joran.action.AppenderRefAction - Attaching appender named [STDOUT] to Logger[ROOT]

SLF4J: Class path contains multiple SLF4J bindings.
SLF4J: Found binding in [jar:file:/opt/shibboleth-idp/lib/logback-classic-0.9.17.jar!/org/slf4j/impl/StaticLoggerBinder.class]
SLF4J: Found binding in [jar:file:/opt/shibboleth-idp/lib/logback-classic-1.0.0.jar!/org/slf4j/impl/StaticLoggerBinder.class]
SLF4J: See http://www.slf4j.org/codes.html#multiple_bindings for an explanation.
Exception in thread "main" org.springframework.beans.factory.BeanCreationException: Error creating bean with name 'shibboleth.OpensamlConfig' defined in /opt/shibboleth-idp/conf/internal.xml: Error setting property values; nested exception is org.springframework.beans.NotWritablePropertyException: Invalid property 'parserPool' of bean class [edu.internet2.middleware.shibboleth.common.config.OpensamlConfigBean]: Bean property 'parserPool' is not writable or has an invalid setter method. Does the parameter type of the setter match the return type of the getter?
at org.springframework.beans.factory.support.AbstractAutowireCapableBeanFactory.applyPropertyValues(AbstractAutowireCapableBeanFactory.java:1279)
at org.springframework.beans.factory.support.AbstractAutowireCapableBeanFactory.populateBean(AbstractAutowireCapableBeanFactory.java:1010)
at org.springframework.beans.factory.support.AbstractAutowireCapableBeanFactory.doCreateBean(AbstractAutowireCapableBeanFactory.java:472)
at org.springframework.beans.factory.support.AbstractAutowireCapableBeanFactory$1.run(AbstractAutowireCapableBeanFactory.java:409)
at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)
at org.springframework.beans.factory.support.AbstractAutowireCapableBeanFactory.createBean(AbstractAutowireCapableBeanFactory.java:380)
at org.springframework.beans.factory.support.AbstractBeanFactory$1.getObject(AbstractBeanFactory.java:264)
at org.springframework.beans.factory.support.DefaultSingletonBeanRegistry.getSingleton(DefaultSingletonBeanRegistry.java:222)
at org.springframework.beans.factory.support.AbstractBeanFactory.doGetBean(AbstractBeanFactory.java:261)
at org.springframework.beans.factory.support.AbstractBeanFactory.getBean(AbstractBeanFactory.java:185)
at org.springframework.beans.factory.support.AbstractBeanFactory.getBean(AbstractBeanFactory.java:164)
at org.springframework.beans.factory.support.DefaultListableBeanFactory.preInstantiateSingletons(DefaultListableBeanFactory.java:429)
at org.springframework.context.support.AbstractApplicationContext.finishBeanFactoryInitialization(AbstractApplicationContext.java:728)
at org.springframework.context.support.AbstractApplicationContext.refresh(AbstractApplicationContext.java:380)
at edu.internet2.middleware.shibboleth.common.attribute.AttributeAuthorityCLI.loadConfigurations(AttributeAuthorityCLI.java:178)
at edu.internet2.middleware.shibboleth.common.attribute.AttributeAuthorityCLI.main(AttributeAuthorityCLI.java:88)
Caused by: org.springframework.beans.NotWritablePropertyException: Invalid property 'parserPool' of bean class [edu.internet2.middleware.shibboleth.common.config.OpensamlConfigBean]: Bean property 'parserPool' is not writable or has an invalid setter method. Does the parameter type of the setter match the return type of the getter?
at org.springframework.beans.BeanWrapperImpl.setPropertyValue(BeanWrapperImpl.java:801)
at org.springframework.beans.BeanWrapperImpl.setPropertyValue(BeanWrapperImpl.java:651)
at org.springframework.beans.AbstractPropertyAccessor.setPropertyValues(AbstractPropertyAccessor.java:78)
at org.springframework.beans.AbstractPropertyAccessor.setPropertyValues(AbstractPropertyAccessor.java:59)
at org.springframework.beans.factory.support.AbstractAutowireCapableBeanFactory.applyPropertyValues(AbstractAutowireCapableBeanFactory.java:1276)
... 15 more

Att.
Cleison Marin
Técnico de TI
Seção de Telecomunicações e Segurança
DIESTESEG/COIN/RTR
UFGD
(67)3410-2505
voip: (067)1038-0408

Conectado ao Microsoft Exchange

Reest. Email (Google App): Domain ownership confirmation for ufgd.edu.br

Added by Wesley E. Ferreira over 8 years ago

Google Apps: Domain ownership confirmation for ufgd.edu.br
[]
Enviado: segunda-feira, 3 de setembro de 2012 10:06
Para:
Wesley Eduardo Ferreira
Hello Google Apps admin,

This is a confirmation that you have verified ownership of ufgd.edu.br and can begin to actively manage Google Apps for ufgd.edu.br. Your domain has been put into the free Google Apps. To get started, sign in to the administrative control panel. Here you can manage your user accounts, customize Google Apps, and enable Gmail for your domain. To access the control panel, visit:

http://www.google.com/a/ufgd.edu.br

For help with the last few steps deploying Google Apps to your whole organization, visit our getting started resource center for tips and instructions:
http://www.google.com/a/help/intl/en/admins/resources/setup/

For a limited time, you can get a 30-day free trial of Google Apps for Business, which includes 25GB of email storage per user, integration APIs for user provisioning and single sign-on, migration tools, Postini services, and 24/7 support. To begin your free trial of Google Apps for Business, sign in to your Google Apps control panel, select "domain settings", then "account information" and "Upgrade to Google Apps for Business." To learn more about Google Apps for Business, please visit http://www.google.com/a/enterprise or contact our sales team at http://www.google.com/apps/contact.

To find more information or get in touch, visit our Help Center at http://www.google.com/support/a.

Sincerely,
The Google Apps Team

Please do not reply to this email; replies are not monitored.

Acomp Prédios Novos: FADIR

Added by Wesley E. Ferreira over 8 years ago

Três switchs instalados. Instalado um rádio wireless.

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